terça-feira, 25 de agosto de 2009

Conteúdo gramatical: complemento nominal.
Leia esta piada:

Um estudante diz a seu amigo:
— Tenho inveja dos rios.
— Por quê? — pergunta-lhe o amigo.
— Porque eles seguem o seu curso sem sair do leito..

1. Na oração “Tenho inveja dos rios”, o verbo ter é transitivo.

a) Qual é o objeto desse verbo? Classifique-o.

b) Esse objeto completa a forma verbal tenho. E o termo dos rios completa o sentido de que palavra?


2. Re-escreva a frase “Tenho inveja dos rios”, substituindo a expressão tenho inveja por uma forma do verbo invejar que seja adequada ao contexto. Na nova frase, que termo fica sendo objeto do verbo invejar?

CONCEITUANDO

Ao responder às questões acima, você pôde constatar que há palavras que completam o sentido de verbos e outras que completam o sentido de nomes. Compare:


Na primeira oração, o termo os rios complementa o verbo invejar, sendo seu objeto direto. Note que, nesse caso, o sentido da oração está completo, não falta nenhuma informação.

Na segunda oração, a palavra inveja complementa o sentido do verbo ter; como esse verbo é transitivo direto, inveja é objeto direto. Contudo, nesse contexto, se a frase terminasse aí (“Tenho inveja”), faltaria uma informação importante: do que o locutor tem inveja. Nesse caso, a expressão dos rios complementa o sentido do substantivo inveja. Como o substantivo é um nome, dizemos que o termo dos rios é complemento nominal.


Veja estes exemplos:





Normalmente o complemento nominal é precedido de preposição e quase sempre é o alvo para o qual tende um movimento, um sentimento ou uma disposição.

Veja:



Observe que, na primeira frase, o basquete é o alvo para o qual se direciona a garra do garoto; na segunda frase, nossas provas são o alvo para o qual se direciona o cuidado da professora.

Transforme o verbo transitivo destacado em substantivo, conforme o exemplo:

Aprovar os direitos das crianças.
A aprovação dos direitos das crianças.


a) Concentrar esforços sobre o problema da fome.

b) Habilitar novos motoristas.

c) Formar jovens respeitosos.

d) Compreender o mundo.

Re-escreva as frases abaixo, transformando o verbo destacado em substantivo. A seguir, identifique na frase transformada os objetos (direto e indireto) e os complementos nominais.

Exemplo:


Ele sempre gostou de teatro.
Ele sempre teve gosto pelo teatro. /OD: gosto; CN: pelo teatro.

a) Eu necessito de alimentos para a campanha.

b) Nós nos referimos a outro caso que ocorreu na semana passada

c) Os alunos criticaram o aumento do preço do passe escolar.

d) Nós confiamos em nossos amigos.

Referência bibliográfica: Gramática reflexia, 8º anoWilliam Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães.2. ed. Reform. São Paulo. Atual, 2008.

Figura extraída do site: www.quebarato.com.br

AULAS DE REVISÃO E EXERCÍCIOS ACESSE:

Gabarito no final dos exercícios - Site do Colégio: Aula Revisão e Exercícios: Transitividade do Verbo

Nenhum comentário:

Postar um comentário